segunda-feira, 22 de junho de 2009

Enguia


Características:
É uma espécie marinha com um ciclo de vida em água doce e outro no mar.. Apresenta um focinho pequeno e cónico com 2 pares de narinas e de boca larga onde a maxila inferior ultrapassa a superior, ambas com pequenos dentes muito fortes e aguçados.
Tem uma enorme versatilidade quer de se deslocar em qualquer curso de água quer de viver em águas bem ou mal oxigenadas, procura sempre obstáculos para se proteger ou camuflar, desenvolvendo grande parte da sua actividade à noite. Possui ainda a capacidade de poder sair da água e movimentar-se nas margens mais húmidas.

Alimentação:
A Enguia é um peixe omnívoro, e sobretudo carnívoro, muito devoradora. Após entrar no ciclo de água doce alimenta-se de pequenos peixes, crustáceos, anfíbios, grandes larvas, etc., tudo que seja animal vivo, morto ou mesmo em decomposição.

Habitat:
A Enguia tornou-se uma espécie tipicamente de albufeiras e cursos de água com corrente fraca e muita vegetação. Gosta especialmente de zonas pouco profundas (1m a 5m) e de preferência com vegetação, árvores. Possui ainda uma enorme resistência fora de água, conhecem-se casos em que sobreviveram após mais de 1 hora sem água.

Reprodução:
Após um longo ciclo de vida em águas continentais, entre 5 e 12 anos, no início do Outono a Enguia empreende o regresso ao Mar dos Sargaços, onde tem lugar a reprodução, sendo a postura feita a profundidades que vão dos 300 aos 600/700 metros, quando a temperatura estabiliza nos 16ºC ou 17ºC. Cada fêmea pode reproduzir o impressionante número de 1 milhão de ovos ou até mais. A incubação dura mais ou menos 30 dias.

Nenhum comentário:

Postar um comentário