segunda-feira, 22 de junho de 2009

Galinha


Características:
A pele das galinhas pode ser branca, amarela e preta.
Ainda como característica, as galinhas podem ter quatro ou cinco dedos em cada um de seus pés. O comum é a presença de quatro dedos em cada pé, mas há pelo menos uma raça, a sedosa do Japão, cujos pés possuem cinco dedos.
Como última característica temos a cor dos ovos. Os ovos das galinhas podem ser brancos, marrons, azulados e esverdeados. Ainda, podem ser de cor sólida ou pintadinha.
Todas as raças de galinhas, em maior ou menor grau, têm o corpo coberto de penas. A cor e aparência dessa plumagem muda bastante de variedade para variedade. Em termos gerais as plumagens podem ser:
Cor:
As cores básicas encontradas nas diversas variedades são o branco, preto e o castanho. A partir da mistura e dissolução genéticas dessas cores é que encontramos tantas variedades na coloração das galinhas.
Plumagem:
As penas das galinhas no geral são curtas, duras e bem rente ao corpo, médias, suaves e longas.
Sentidos:
As galinhas, assim como as outras aves de criação doméstica possuem paladar e olfacto pouco desenvolvidos. Em contrapartida, a visão e audição são muito bem desenvolvidas. Como seus pés são cobertos de escamas elas têm pouca ou quase nenhuma sensibilidade nessa área.
Comportamento:
Esses haréns são compostos por um macho para até dez fêmeas.
Quando há muitas fêmeas no galinheiro, dois ou mais machos acabam por dividir as fêmeas, e formam-se então haréns como subdivisões da criação. Mas isso não é uma divisão rígida, pois os machos estarão sempre tentando conquistar mais uma fêmea para seu harém. Normalmente, é a fêmea de outro harém que se nega ao acasalamento com machos estranhos.

Alimentação:
A galinha é omnívora, ou seja, consome alimentos tanto de origem vegetal quanto animal.
Basicamente, na natureza e aquelas galinhas que têm a sorte de poderem biscar livremente, alimentam-se de sementes, insectos, frutas e vegetação. No entanto, as galinhas comem qualquer coisa que julguem ser comestível.
O paladar e o olfacto não são muito desenvolvidos nas galinhas o que justifica o seu baixo nível de selectividade na alimentação.
Tanto na criação caseira quanto comercial, as rações especializadas são uma excelente opção, pois nelas concentram-se todos os elementos necessários à boa nutrição das aves, nas quantidades óptimas. É bem verdade que os elementos que se destinam à fabricação de rações animais são os restos da indústria alimentícia para humanos. E isso não é apenas para a ração de galinhas, mas igualmente para cães e gatos.
Também colocamos à disposição das galinhas farinha de cascas de ovos, como fonte suplementar de cálcio.

Habitat:
Habita perto do homem, na capoeira ou galinheiro.

Reprodução:
As galinhas reproduzem-se através do contacto sexual entre um macho e uma fêmea.

Curiosidades:
A galinha lá do mato como as criadas nos quintais, eliminando algumas falhas colocam 290 ovos por ano.
Para o pintinho sair da casca a natureza dá-lhe um dentinho, depois da casca quebrada o dente desaparece sozinho. Muita gente não sabe como sai do ovo este bichinho.

Nenhum comentário:

Postar um comentário