domingo, 21 de junho de 2009

Lontra


Características
A lontra é um animal mamífero da família Lutrinae, que mede de 55cm a 1,20 metros de comprimento e pesa entre 9 e 14 kg, sendo a fêmea ligeiramente mais pequena e leve.
O corpo é alongado, coberto por uma pelagem densa e macia, de cor castanho-escuro, á excepção do pescoço e do ventre, que tem cor mais clara. Possui por vezes uma mancha clara, de cor creme ou mesmo branca, por debaixo do queixo e que se pode estender até à garganta.
Este animal tem uma pelagem com duas camadas, uma interna e outra externa. A camada interna é composta por pêlos curtos, tendo uma função de isolamento térmico. Além disso, armazena bolhas de ar dando-lhe um aspecto brilhante. A camada externa é composta por pêlos compridos e é responsável pela impermeabilização, ou seja, mantém a lontra seca enquanto esta nada.
A lontra tem o pescoço pequeno e largo, a cabeça achatada que contem um focinho com longos pêlos sensoriais e uns olhos pequenos ladeados por duas pequenas orelhas.
Quando nada, a posição elevada das narinas e dos olhos permite-lhe manter-se à superfície sem ser notada.
A cauda é longa, de 40 a 43 cm, afunilada até á ponta mas com a base larga, para funcionar como leme quando mergulha. Pode ficar submersa durante 6 minutos.
As patas são curtas e fortes, com cinco dedos unidos por uma membrana interdigital, que ajuda o animal a ter uma natação rápida e forte.
A anatomia da lontra ajuda a que haja uma perfeita adaptação à vida aquática, não havendo muita resistência à água, daí poder alcançar a velocidade de 12 km/h a nadar.
A lontra é capaz de assobiar, chiar e guinchar. Este animal é dócil e gosta de brincar com as pessoas, sendo que muitas vezes é possível domesticá-la. As suas brincadeiras preferidas são os banhos de lama.
São muito desconfiadas e fugidias, qualquer pequeno ruído alerta este animal, que desaparece em segundos, daí ser observada durante o dia em locais pouco perturbados.
Geralmente este mamífero tem hábitos nocturnos, nomeadamente para buscar alimento, enquanto durante o dia opta por dormir na margem do rio.
A esperança de vida deste animal é de seis a oito anos.

Alimentação
A lontra é um mamífero carnívoro que se alimenta sobretudo de peixe, embora também possa consumir anfíbios, répteis, aves aquáticas, mamíferos, insectos e crustáceos.

Habitat
A lontra surge em todo o tipo de habitats de água doce, como lagos e charcos, rios e canais onde a existência de vegetação lhe permita construir abrigos. Muitas vezes aproveita tocas abandonadas por outros animais, ou refugia-se em troncos velhos ou nas raízes das grandes árvores. Cria um sistema de galerias com várias entradas, umas subaquáticas e outras ao nível do solo.
Vive na Europa, Ásia, África, porção sul da América do Norte e ao longo de toda a América do Sul, incluindo o Brasil e a Argentina.
Os territórios são demarcados pelos machos, que tentam defendê-los, embora nem sempre seja possível.

Reprodução
A lontra não tem uma época de reprodução definida podendo pode reproduzir-se durante todo o ano, mas acasala, sobretudo na Primavera e no final do Inverno.
A gestação dura nove semanas e nascem duas a três crias que permanecem com a mãe até à idade de um ano.

Curiosidades
A redução da sua população deve-se sobretudo à poluição das águas e à destruição dos seus habitats naturais.

Nenhum comentário:

Postar um comentário