domingo, 21 de junho de 2009

Hiena


Características


A hiena é um mamífero da família Hyaenidae, capaz de emitir um grito áspero, parecido com uma gargalhada.
Este animal pode medir de 1,20 a 1,60 metros de comprimento, tem 80 cm de altura e pesa cerca de 70 Kg.
As suas patas de trás são muito musculadas e mais curtas que as patas da frente, daí este animal ter um aspecto assimétrico e uma maneira de andar esquisita, parecendo que anda coxa.
A sua cabeça é grande em relação ao corpo, tem orelhas relativamente grandes de terminação em bico ou arredondada e os seus olhos não têm brilho.
O aspecto feroz da cabeça deve-se aos seus poderosos maxilares onde se inserem os dentes mais afiados de todos os carnívoros terrestres, suficientemente fortes para triturarem ossos.
Este mamífero tem pêlo castanho escuro e não tem por hábito cuidar dele, o que o deixa com o mau cheiro do sangue, das suas presas.
O seu sistema digestivo está bastante bem adaptado à digestão de ossos e outras partes mais duras das suas presas.
A hiena não é dos animais mais rápidos, em corrida não consegue ultrapassar os 60 km/hora, mas é muito resistente e pode perseguir uma presa ao longo de vários quilómetros.
Este mamífero tem hábitos nocturnos, nomeadamente para caçar mas, por vezes, também pode desenvolver actividades durante o dia.
As suas sociedades são dominadas pelas fêmeas, que costumam ser mais agressivas que os machos.
A esperança de vida da hiena é de 20 anos.

Alimentação
A hiena é um animal carnívoro, que com uma mordida poderosa, se alimenta de búfalos, zebras, filhotes de girafa e, por vezes, alguns animais domésticos.
Porém, é mais conhecida por se alimentar das carcaças e dos ossos de animais, restos de outros predadores.
Este animal tem um papel importante, necessário na cadeia alimentar, pois ao se alimentar dos restos de outros predadores, evita que esse material contamine as águas e que cause o aparecimento de doenças em outros animais ou em habitantes da região.


Habitat


A hiena costuma viver em grupos de cerca de 40 animais e pode ser encontrada em África e no oeste da Ásia, normalmente nas planícies e savanas.


Reprodução
A gestação da hiena dura entre 98 e 110 dias, sendo que geralmente nascem dois filhotes.
Os filhotes nascem com os olhos abertos e com a dentição completa e, desde o nascimento são muito agressivos, daí ser comum que os filhotes se matem uns aos outros.

Curiosidades

A hiena sempre teve uma terrível reputação. Os antigos pensavam que a sua gargalhada durante a noite era a risada de um homem a colocar armadilhas fatais aos viajantes. Acreditavam que se a sombra de uma hiena caísse sobre a de um cão, este ficaria mudo e paralisado.
Diziam ainda que a hiena era a encarnação de espíritos de feiticeiros.

Nenhum comentário:

Postar um comentário