segunda-feira, 22 de junho de 2009

Golfinhos


Características:
Espécies Conhecidas: 37, entre os de água salgada e água doce.
Tempo de vida: em média 35 anos.
Período de Gestação: cerca de dez meses.
Tamanho: Desde um metro e meio (golfinho de Commerson) até 3 metros e meio (o grande golfinho). Os mais conhecidos, de focinho longo, têm cerca de 2 metros de comprimento.
Temperamento: Usualmente afáveis e brincalhões, os golfinhos parecem gostar de companhia humana. Alguns são mais arredios. Há casos raros de agressividade, como o registado em Caraguatatuba, quando um golfinho agredido matou uma pessoa.
Capacidade de Mergulho: O golfinho tem uma única narina no alto do crânio. Através dela, e pode renovar 90% do volume de ar cada vez que inspira (no homem, a renovação é de 15%). Num único mergulho, o golfinho é capaz de submergir por 20 minutos até 300 metros de profundidade.
Velocidade: Embora sejam gorduchos, os golfinhos conseguem nadar a velocidades até 40 km/h, graças a um efeito aerodinâmico que eles alcançam contraindo a pele e formando dobras que diminuem as turbulências.

Alimentação:
Os golfinhos são caçadores e alimentam-se principalmente de peixes e lulas, mas alguns preferem moluscos e camarões. Muitos deles caçam em grupo e procuram os grandes cardumes de peixes. Cada espécie de peixe tem um ciclo anual de movimentos, e os golfinhos acompanham esses cardumes e por vezes parecem saber onde interceptá-los, provavelmente conseguem estas informações pela excreção químicas dos peixes, presentes na urina e as fezes.

Habitat:
O habitat de 33 espécies de golfinho é na água salgada, perto da costa ou no mar aberto. Porém 5 espécies vivem em rios e lagos, como o Boto da Amazónia. Alguns, de água doce, vivem no encontro da água doce com a salgada.

Reprodução:
A principal época de acasalamento é entre Março e Abril. Os golfinhos juntam-se nesta altura, por um breve espaço de tempo, em que o macho demonstra preferência pela companhia de um determinada fêmea. A corte pode ser feita de forma violenta, com muitas cabeçadas pelo meio.
As crias nascem no pico do Verão em águas europeias e entre Fevereiro e Maio na Florida. A ligação entre a mãe e a cria é tão forte que já se testemunhou mães a trazerem crias mortas á superfície, como que a querer ajudá-las a respirar. A mãe e a cria permanecem juntas até esta Ter quatro ou cinco anos de idade.

Curiosidades:
Sabias que o "nariz" dos golfinhos é no alto da cabeça?
Como são mamíferos têm que vir muitas vezes à superfície para respirar.É onde lhes dá mais jeito!
Os golfinhos que geralmente acompanham os barcos de turistas são os chamados de guardas. Essa é uma estratégia usada para despistarem os curiosos: enquanto os turistas se divertem com a escolta de cetáceos, as fêmeas e os filhotes estão bem protegidos, distantes do barco. Mas os golfinhos de guarda não deixam de surpreender os visitantes.

Nenhum comentário:

Postar um comentário